O Profissional do Futuro

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está mudando o mundo e nos levando para um futuro ainda desconhecido.

Transformação Integral * Imagem Google
Nos próximos anos a Inteligência Artificial vai excluir centenas e milhares de pessoas do mercado de trabalho e este é um problema em escala global que vai ofertar a economia de todos os Países.

E se por um lado já existe um movimento para esse assunto, assusta ver que a maioria das pessoas não fazem ideia se quer do tamanho dessa ruptura tecnológica que está para acontecer.

E não é algo que irá acontecer daqui há 20 anos é uma mudança que já começou e vai se intensificar demais nas próximas décadas.

A substituição de empregos por robôs ou softwares tem sido tema de diversos estudos, e um deles da Universidade de Oxford aponta que 47 dos empregos tendem a desaparecer nos próximos 20 anos.

Transformação Integral * Imagem Google
Não estou falando aqui somente de Motoristas, Operadores de Telemarketing e Corretores. Digo que Professores, Médicos e Advogados também estão nessa lista. 

https://www.linkedin.com/in/odirlei-turci-consultor/
Atualmente um site chamado WebMD, que é uma coleção de sites de saúde, em que as pessoas podem fazer consultas online, recebe mais visitas que todos os Médicos dos Estados Unidos.

No mundo das disputas judiciais, todos os anos mais de 60 milhões de desacordos entre comerciantes do EBAY são resolvidos através de resolução de disputas online. Ou seja, robôs em vez de Advogados e Juízes.

Recentemente o Vaticano concedeu a primeira licença digital a um aplicativo chamado Confissão, que vai ajudar as pessoas a se prepararem pra se confessar.

De um lado temos esses milhões de empregos desaparecendo, e claro que diante dessa nova economia, muitos novos empregos vão surgir.

Olhando para trás para a trajetória da Revolução Industrial quando os humanos foram substituídos pelas máquinas, isso geralmente aconteceu em trabalhos de baixa qualificação. Quando os trabalhadores agrícolas não eram mais necessários, representavam 80% do mercado de trabalho na época. 

Esses trabalhadores  passaram a ocupar as vagas nas Indústrias que estavam surgindo. Ou seja, eles deixaram de arar a terra e passaram a apertar parafusos nas linhas de Montagens. Quando esses empregos nas linhas de montagem também começaram a ser automatizados, eles passaram da linha de montagem pra serviços de baixa qualificação, que é onde essas pessoas estão hoje.


Haverá novos empregos no futuro e os humanos podem ser melhores que a Inteligência Artificial, melhores que os robôs. Em trabalhos de alta qualificação, com pessoas que vão trabalhar com robotica, com gamificação, realidade aumentada, etc.

Pessoas sem qualificação dificilmente irão se reinventar diante desses empregos do futuro. E isso faz com que o mundo caminhe para uma desigualdade jamais vista antes, uma vez que os mais afetados serão essas pessoas de baixa qualificação e renda.

O que fazer então com tanta gente que irá ficar sem emprego?

Existe uma ideia que é a possibilidade de se criar uma Renda Básica Universal. Ou seja, oferecer uma renda básica pra qualquer adulto independente dessa pessoa trabalhar ou não. Essa iniciativa é visa como uma forma de compensar o desemprego que será gerado pela automação.


Quando falamos em renda básica universal, pensamos na verdade no problema de forma Nacional em uma Crise que é Mundial. Então o que compõe essa cesta, é uma questão ética muito delicada.

Este é um provável surgimento de uma enorme classe de pessoas ociosas. Então será que essas pessoas que reclamam tanto de seus trabalhos, irão ficar felizes com essa situação? Ou será que doenças como estresse, depressão, obesidade e até suicídio, vão se agravar ainda mais diante dessa falta do que fazer?

Então, como se preparar para essa nova realidade que nem sabemos ao certo como será? afinal quais serão os empregos do Futuro?

Ainda ninguém tem essa resposta, 65% das crianças que estão no ensino médio hoje, irão trabalhar em um emprego que ainda não existe. As escolas nesses próximos anos devem desenvolver as habilidades comportamentais de seus alunos, pois as habilidades do futuro não serão apenas suas habilidades técnicas.

A pouco tempo o World Economic Fórum reforçou esse "Insight", quando listou e apresentou quais serão as dez habilidades mais importantes para o profissional do futuro  e confirmou que com todas elas, sem exceção, serão habilidades comportamentais e não técnicas.

O profissional do futuro vai ter de saber como pensar, e não mais o que pensar. A maioria das escolas e universidades hoje nos ensinam o que pensar, e não como pensar, mais isso não quer dizer que não teremos que se desenvolver tecnicamente e a chance delas estarem ligadas a tecnologia e a codificação é enorme.

Porém, a velocidade da mudança vai ser tão grande que essas habilidades técnicas irão ter um prazo de validade muito curto. E esse profissional do futuro terá que ser um Lifelong Learner, ou seja, terá que aprender sempre. Tudo indica que esse profissional do futuro vai ter aproximadamente cinco carreiras ao longo da vida ou até ao mesmo tempo.

O Futurista Alvim Tofler disse que o analfabeto do século XXI, não será aquele que não sabe ler e escrever, mas sim aquele que não souber aprender, desaprender e a reaprender.

Conheça Agora as 10 Habilidades do Profissional do Futuro

1- Resolução de Problemas Complexos
2- Pensamento Crítico
3- Criatividade
4- Liderança e Gestão de Pessoas
5- Trabalho em Equipe
6- Inteligencia Emocional
7- Julgamento e Tomada de Decisões
8- Orientação a Serviços
9- Negociação
10- Flexibilidade Cognitiva

Odirlei Turci



Comentários

Visitantes