Empreendedor: Existe um perfil ideal? Quais seriam as principais características do empreendedor?

De fato não existe uma unanimidade em relação a isso. Não há um consenso entre os autores do assunto, sobre tais características que melhor definem o Empreendedor.
Principais Características
Coragem: Disponibilidade para correr riscos e sair da zona de conforto.
Perseverança: Poucas pessoas de sucesso acertam na primeira tentativa. Muitas tiveram que quebrar muitas empresas ou, no minimo, adaptar o seu negócio para chegar ao auge.
Estabilidade Emocional: A vida empreendedora é muito dinâmica e pouco estável, principalmente no início. Portanto, saber lidar com situações adversas, barreiras, dificuldades e com incertezas se faz mais do que necessário para que o stress não o pegue de surpresa.
Autoconfiança: O empreendedor de sucesso acredita em seu potencial mais do que qualquer outra pessoa. Ele sabe que pode chegar onde quiser que só depende do seu esforço para vencer em sua trajetória. Lembrando que a humildade se faz necessário da mesma forma.
Liderança: Saber tratar sua equipe de modo que a motivação esteja sempre em evidência e ao mesmo tempo saber tratar conflitos internos com total imparcialidade e paciência. Dessa forma, terá a equipe ao seu lado e conseguirá fazer com que eles sejam coadjuvantes na construção de sucesso.
Visão Empreendedora: Ver além do que os outros veem. Essa sensibilidade e capacidade em perceber problemas a serem resolvidos e melhorias que podem ser aplicadas terá grande utilidade em sua carreira como um empreendedor.
Otimismo: O otimismo deve estar em alta a todo o tempo mesmo em contextos mais complicados. É importante ressaltar que ele não pode ser confundido com irresponsabilidade ou despreparo. Portanto, mantenha a crença nos bons resultados, mas sempre tenha ao lado suas planilhas.
Planejamento: São muitas as atividades e funções que o empreendedor costuma abraçar, principalmente na fase estrutural de seu negócio. Portanto, ter isso muito bem organizado e planejado pode fazer a diferença no resultado final. Cronogramas e planilhas devem ser grandes aliados durante todo o processo.
Exemplificando
Criar uma empresa, qualquer que seja ela. Comprar uma empresa introduzir inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender fabricar, distribuir ou de fazer propagandas dos seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores.
Empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais.
Os empreendedores voluntários - Que tem motivação para poder empreender
Os Involuntários - Que são forçados a empreender por motivos alheios a sua vontade.
Odirlei Turci * Coach, Terapeuta Integrativo, Gestor Marketing Digital, Facilitador de Empreendedorismo, Mestre em Terapia Reiki, Tecn. Enfermagem, EFT, Feng Shui, Shiatsu, Reflexologia e Quiropraxia.
Odirlei Turci * Coach, Terapeuta Integrativo, Gestor Marketing Digital, Facilitador de Empreendedorismo, Mestre em Terapia Reiki, Tecn. Enfermagem, EFT, Feng Shui, Shiatsu, Reflexologia e Quiropraxia.
Comentários
Postar um comentário